A CONTA QUE O DOURO FEZ

A Número Primo é um projecto paralelo de três jovens primos que se reuniram para celebrar a paixão comum pelo vinho do Douro. Sem experiência prévia na produção vinícola, trouxeram o enólogo Tiago Carvalho para a família para que os ajudasse a revelar o melhor das vinhas provenientes das quintas dos seus antepassados.

O que fizemos

· Research & strategy
· Positioning
· Naming & brand system
· Identity & design
· Packaging
· Brand voice

A visão era clara: o vinho seria de alta qualidade e produzido em pequenas quantidades, permitindo o tempo necessário para explorar o melhor de cada terroir e dar origem a um vinho com a qualidade típica do Douro mas com um perfil distinto, mais elegante e variado.

“Quero tornar o Número Primo num projeto de vida, que possa ficar para a história e assim deixar um legado.” Tiago Carvalho, enólogo

“Uma família única só pode produzir vinhos incomuns. As experiências profissionais diversas, os interesses e paixões individuais podem servir para caracterizar os vinhos e diferenciá-los.” A EQUIPA

BRASÕES PARA QUÊ?

Ao tipo de vinho definido faltava um nome. Após análise ao mercado e mapeamento que permitiu identificar padrões e divergências nas marcas concorrentes, apercebemo-nos que apesar de a “herança” ser um fator de peso na comunicação, a juventude e a novidade permitiam uma liberdade maior de marca, abrindo caminho para sermos mais criativos. Valores identificados pelos clientes, como Ousadia, Coragem, Visão e Paixão, podiam finalmente sobressair, pois na verdade são estes que melhor caracterizam o espírito do próprio vinho e do projeto.

ASSUMIR A DIFERENÇA

O conceito de Família reinventado. Uma visão audaciosa e inovadora porque explora o presente e o futuro, e não o passado, uma abordagem inusitada nos vinhos do Douro.

O nome Número Primo, num jogo de palavras que encerra vários significado, alude ao grau de parentesco dos 3 criadores do projeto e a uma expressão matemática que designa números com características especiais e únicas, onde o número de primos se enquadra.

Arriscou-se transformar a “inexperiência” em storytelling original criado a partir da história verdadeira do projeto – pessoas sem histórico ligado ao vinho que por paixão resolveram mudar de profissão e dedicar-se à produção de vinho. Com o discurso e tom certos, foi possível converter esta história numa narrativa pessoal e diferenciadora.

Para além do tinto e branco reserva, a marca irá ainda lançar edições especiais que ao longo do tempo vão explorar as características únicas do terroir familiar.

O projeto abrangeu a estratégia de marca, sistema de naming e brand voice, ficando A EQUIPA ainda responsável pelo branding e comunicação, desde o desenho dos rótulos ao website.