A CELPA – Associação da Indústria Papeleira desafiou-nos a criar dinâmicas e ferramentas que levassem os principais temas da floresta e respetiva indústria junto dos jovens, mais especificamente junto das escolas. Apesar do peso na economia nacional e do respeito pelas regras ambientais da indústria, a indústria papeleira continua a não ser vista com bons olhos pela sociedade, que não lhe reconhece as suas mais-valias.

Para nós o maior desafio era outro: como convencer as crianças dos 7 aos 11 anos a prestarem atenção ao que temos (adultos, professores) para dizer?

A nossa pesquisa permitiu identificar insights preciosos para a resolução do briefing. Pensar em dinâmicas para divulgar as mensagens nas escolas não chegava para captar a atenção do nosso exigente target.
Era preciso encontrar os interlocutores certos, inseridos na história certa.

“Like the best children’s authors, Roald Dahl does not write down to his audience, but as engaging as his books can be for adults, he is still primarily a writer for children. This is an important point because the absurdity and darkness intertwined at the heart of his books has a particular appeal for children.“
“How to appeal to yound and old: Roald Dahl” in www.nownovel.com/blog/how-to-appeal-to-young-and-old-roald-dahl

Quico e as crianças são os heróis desta aventura, onde os adultos é que precisam de ajuda e não vice-versa. A sentirem-se empoderadas, as crianças assumem o papel do adulto e são encorajadas a levar as suas aprendizagens sobre a economia circular para fora da sala de aula para casa, para a comunidade e para o mundo inteiro.

A Missão 360 mostrou-se um terreno narrativo fértil. Com os seus dois personagens opostos – o herói Quico e o malicioso Dr Tulha, permite desenvolver diferentes narrativas onde a importância da conservação dos recursos naturais para um futuro sustentável da Terra é transmitida de forma acessível e divertida para crianças e adultos.

Entre as várias peças e iniciativas desenvolvidas em conjunto com a nossa parceira pedagógica Sair da Casca, contam-se um filme de apresentação da Missão 360, o site, assim como material para professores, como fichas pedagógicas para aulas e visitas a associados CELPA.

A Missão 360 começou em 2018 como um projeto piloto da CELPA, presente em 7 concelhos. Hoje afirma-se como um projeto educativo de sensibilização ambiental, com o apoio parceria da Agência Portuguesa do Ambiente e da Direção Geral da Educação.

Esta é a primeira vez que a CELPA desenvolve um projeto educativo certificado pela APA
e inserido na na prossecução dos objetivos da Educação Ambiental, enquadrando-se nos eixos temáticos da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020.