CONTEXTO

O Grupo Ecosourcing resulta de uma joint venture criada em 2012 entre a Carmona Investimentos e a Sapec Química para explorar sinergias na área ambiental e energética.
Passados 5 anos, a marca pediu-nos um rebranding no sentido de reforçar a sua associação ao ambiente e posicionar-se de forma mais moderna.

O que fizemos

· Research & strategy
· Naming
· Brand voice & culture
· Identity & design

CRISE DE IDENTIDADE

Faz parte da nossa metodologia perceber como era percecionado o Grupo interna e externamente. Durante esta análise, em que conversámos com membros da equipa e analisámos a opinião de clientes, apercebemo-nos de que não existia uma definição consistente do Grupo, sintomática de uma cultura interna inexistente e que consequentemente se manifestava numa imagem externa pouco forte.

A nossa recomendação recaiu no sistema de arquitetura de marca Endorser. Um sistema que permite trazer uma maior organização e coerências, assinado por um “novo” nome para o Grupo: Carmona. Um nome que já era utilizado internamente embora não fosse formalmente assumido. Um nome com peso e história junto dos diferentes stakeholders e que permitia recuperar e expandir o seu capital de marca.

O AMBIENTE COMO OPORTUNIDADE PARA COMUNICAR.

Optámos por utilizar o tema da Economia Circular para comunicar a atuação do Grupo Carmona. Trata-se de um assunto atual, e do interesse a todos os públicos do Grupo, o que permite tornar o âmbito da sua atuação do Grupo mais acessível e relevante a um maior número de pessoas. Ao elevar a sua proposta de valor, o Grupo Carmona propõe-se a liderar pelo exemplo através da viabilização e promoção de um conceito considerado uma prioridade nacional. Porque a gestão de resíduos sempre esteve na base do sistema da Economia Circular, o Grupo Carmona pode permitir-se a apropriação desse conceito, diferenciando-se da concorrência cuja comunicação foca aspetos técnicos ou conceitos gerais do setor.

TRANSFORMAR O MUNDO.

Desde o início do projeto que a frase “O nosso core business é transformar” nos tinha marcado. Revelou-se ser a grande verdade da marca, catalizadora da sua nova identidade
e do novo olhar interno sobre o propósito do Grupo. Desta transformação renasceu uma marca mais forte e coesa do que nunca, capaz de inspirar equipas e fazer a diferença num mundo em constante movimento.